Núcleos do PEIEX – Paraná apresentam resultados de 2015 30/11/2015 - 18:50

Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados em 2015, os quatro núcleos do PEIEX – Paraná (Cascavel, Maringá, Curitiba e Londrina) realizaram uma reunião na última semana, nas dependências da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Além de empresários atendidos pelo PEIEX – Paraná e autoridades, o evento contou também com a presença do supervisor de competitividade da APEX – Brasil, Tiago Terra, do chefe de gabinete da Seti, José Maia, representando o secretário João Carlos Gomes e técnicos extensionistas dos quatro núcleos do PEIEX – Paraná.


“A Fundação Araucária tem orgulho em apoiar um Projeto como o PEIEX, que auxilia empresas com perfil para exportação a identificar como adequar sua estrutura administrativa, econômica e funcional para o crescimento nessa área”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Em 2015, o PEIEX-Paraná fez 208 atendimentos e 198 retornos em empresas que já tinham recebido consultoria; 180 empresas encaminhadas para atendimentos setoriais/resultados em comércio exterior; 94 capacitações e treinamentos e contou com mais de 2500 participantes nas capacitações realizadas.

“O Brasil vive um momento econômico difícil, mas não podemos deixar de preparar nossas empresas para a exportação e para a adequação e uso de estratégias justamente para superar essas fases em que a crise está presente. Por esse motivo que o trabalho do PEIEX –APEX torna-se fundamental”, disse o supervisor de competitividade da APEX – Brasil, Tiago Terra. 

O coordenador estadual do PEIEX e diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr falou sobre a importância do trabalho de toda equipe do Projeto. “Sempre afirmo que tenho muita satisfação em lidera-los. Os integrantes da equipe do PEIEX-Paraná são profissionais disponíveis a fazer com que empresários obtenham sucesso e consequentemente a população também seja beneficiada”. No local também foi entregue às autoridades presentes, o livro: “Respeitável Público! Em cena, o empreendedorismo brasileiro” escrito pela equipe do PEIEX-Curitiba. 

Empresários 

A diretora da empresa Ômega Balanças – de pesagem rodoviária, Kelly Hirata, falou sobre a mudança que o empreendimento obteve depois da consultoria do PEIEX. “Nós fomos procurados por um cliente de Costa Rica para justamente começar a exportar. Não tínhamos nem pensado nessa hipótese e não sabíamos por onde começar, foi quando surgiu o apoio e consultoria do PEIEX, em 2013. A partir dessa consultoria pudemos adequar nosso perfil e conseguir alcançar o nosso grande objetivo final, o da exportação”. 

Já a Athena Metalúrgica, empresa de segurança patrimonial, começou neste ano a ter consultoria do PEIEX e o proprietário Antonio Moletta está animado com os objetivos que pretende concretizar futuramente. “Nós temos produtos diferenciados, isso faz com que tenhamos vantagens dentro da exportação”.

GALERIA DE IMAGENS