PEIEX apresenta resultados alcançados em 2014 e novas ações para esse ano

11/03/2015 - 19:20

O Projeto de Extensão Industrial Exportadora – PEIEX realizou nesta quarta-feira (11), o Comitê Consultivo do Núcleo Operacional do PEIEX Curitiba, no qual foram apresentados os resultados dos trabalhos realizados pela equipe integrante do projeto. O evento aconteceu na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 “Parabenizo a toda equipe da Fundação Araucária e PEIEX pelo empenho disponibilizado no auxílio e consultoria para que as empresas tornem-se futuras exportadoras. É muito gratificante detectar que o estado possui tantas empresas com essa capacidade”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

 Em 2014, o PEIEX recebeu mais de 440 demandas de empresas que poderiam ter o perfil de exportação, e após análise, 125 foram atendidas. “Um dado bastante interessante é que em 2013, por exemplo, 11% das empresas atendidas eram da área de comércio exterior, já em 2014, essa porcentagem aumentou para 40%. Isso comprova a importância da consultoria que o PEIEX oferece e como o projeto passou a ser reconhecido e recomendado”, informou a monitora do projeto, Bruna Roldão Ferreira. 

No local, os empresários atendidos pelo Projeto também puderam expor suas experiências. “Sempre quis transformar minha empresa forte na área de exportação, mas nunca soube como esse processo poderia ser feito. O PEIEX descobriu a nossa empresa em meados de 2014 e diagnosticou que temos o perfil para a exportação. Hoje podemos afirmar que iniciamos a nossa participação em rodadas de negócios e também a nossa transformação em uma empresa exportadora”, comentou o proprietário da empresa - Marceneiro Curitiba – Daniel Ferrarezi. 

Participação de feiras, rodada de negócios, missões entre a Colômbia/Peru e com outros países são algumas das ações que os empresários passam a participar a partir do momento que recebem a consultoria do PEIEX. “O brasileiro deve parar de pensar que apenas os outros países têm a capacidade de exportar, as empresas do nosso país também possuem essa capacidade e estão provando por meio dos negócios fechados nos últimos anos, com a consultoria do PEIEX”, afirmou a coordenadora do PEIEX – Curitiba, Luciana Andreguetto. 

Na última “Oficina de Negócios Brasil Trade” realizada em Curitiba, foram reunidos 120 empresários do Paraná e comerciais exportadoras participantes do Programa Brasil Trade. A expectativa foi de R$ 2 milhões em negócios fechados em curto prazo. “Esse fato demonstra a credibilidade e eficiência do Projeto. Devido ao grande sucesso que as rodadas de negócios e também as missões entre outros países têm proporcionado, já temos a data marcada para a próxima missão entre a Colômbia e o Peru, será em agosto de 2015”, ressaltou o coordenador estadual do PEIEX e diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.O evento contou ainda com a presença de parceiros, gestores nacionais da Apex - Brasil e autoridades. 

Treinamento 

Cada núcleo do PEIEX do Paraná contou com um representante da Apex-Brasil,nesta terça-feira (10), para realizar um treinamento com a equipe integrante deste projeto. O objetivo é o de tornar os consultores cada vez mais atualizados e aptos para o atendimento de novas demandas apresentadas pelas empresas. 

 PEIEX 

O PEIEX é um projeto da Apex-Brasil e Fundação Araucária de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos. Para isso, a Apex-Brasil dispõe de núcleos operacionais em diversos estados, que são responsáveis pelo atendimento às empresas.

O núcleo operacional possui uma equipe capacitada, formada por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas (com conhecimentos multidisciplinares) e estagiários, todos com o objetivo de propor e implementar melhorias nas empresas. No Estado do Paraná, o PEIEX atua nas regiões de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá. 

De 2009 até agora, cerca de 2.400 indústrias receberam atendimento dos Técnicos do PEIEX Paraná. Os setores beneficiados são: vestuário, alimentos, metal-mecânico, moveleiro, tecnologia da informação e cosméticos. Todas as ações desenvolvidas visam o desenvolvimento econômico do estado e a geração de empregos para os paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS