Paraná tem cinco projetos aprovados na chamada pública referente ao Fundo Newton 18/12/2014 - 17:20

O CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RC-UK) anunciaram os projetos que vão receber investimento do Fundo Newton. Serão investidos quase seis milhões de libras em pesquisas conjuntas dos dois países. No Paraná foram encaminhados 14 projetos, dos quais cinco foram aprovados. 

“Isso representa o início de uma parceria com a (RC - UK) e esperamos que com essa iniciativa alavanque ainda mais as pesquisas paranaenses para o caminho da internacionalização”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

Ao todo, 71 propostas receberão apoio, dando aos pesquisadores a oportunidade de construir colaborações entre o Brasil e o Reino Unido por meio de incentivos de curto prazo para pesquisas e atividades em rede em pequena escala. O julgamento das propostas foi feito pelos presidentes de FAPs, consultores ad hoc e uma equipe do Fundo Newton no início de dezembro, em Florianópolis. 

“O processo de seleção da Chamada RCUK-CONFAP do Fundo Newton foi uma tarefa hercúlea e de grande sucesso. Um destaque foi a quantidade surpreendente de 318 submissões. Isso nos levou (tanto o RCUK, quanto o CONFAP) a ter que investir muito mais do que o inicialmente planejado, atingindo um montante de R$ 24 milhões,” explicou o Prof. Mario Neto Borges, coordenador do Grupo de Trabalho Cooperação Internacional do CONFAP e presidente da FAPEMIG. 

A professora Jane Elliott, diretora executiva do ESRC (Conselho de Pesquisa Econômica e Social), diz que “a colaboração internacional é essencial para superar os desafios globais que temos hoje. Os projetos financiados nesta chamada são evidências claras de que o RCUK está aproveitando e estreitando sua relação com fundos brasileiros para apoiar parcerias de pesquisa interessantes e inovadoras. Proporcionar à comunidade de pesquisas do Reino Unido a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de economias emergentes, e dar acesso a novas ideias, pessoas e informações, vai trazer benefícios as duas economias e sociedades”.

Esta foi a primeira vez que o RCUK trabalhou com o CONFAP em uma chamada conjunta para recebimento de propostas. Os projetos selecionados pertencem as mais diversas áreas de pesquisa: saúde, transformações urbanas, biodiversidade e assistência social. O presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, declara estar satisfeito com os resultados do edital: “juntos, o CONFAP e o RCUK financiaram um número significativo de excelentes parcerias de pesquisa, o que é um bom sinal para futuras colaborações entre Brasil e Reino Unido”.

Confira os projetos aprovados no endereço: 
http://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2014/09/RCUK-CONFAP-Successful-for-website.pdf


Fonte: Assessoria de Comunicação do Confap.

GALERIA DE IMAGENS