Paulo Brofman ministra palestra em evento com o tema: Interdisciplinaridade: Universidade e Inovação Social e Tecnológica realizado em SC 04/05/2015 - 17:10

Três eventos paralelos que têm como temática central “Interdisciplinaridade: Universidade e Inovação Social e Tecnológica” movimentaram o campus da Trindade, em Florianópolis, na última semana. Um dos palestrantes do evento foi o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

O 2º Seminário Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão no Sul do Brasil (Siiepe-Sul), o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (Foprop-Sul) e a Jornada de Coprodução Digital propõem a discussão de experiências de implementação da interdisciplinaridade nas universidades, observando seus avanços e suas dificuldades. “Os eventos vêm fundamentar a discussão sobre a interdisciplinaridade em pesquisa, ensino e extensão, através da participação dos palestrantes de referência nacional e internacional”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC e coordenadora-geral dos trabalhos, Joana Maria Pedro. 

Joana, durante a solenidade de abertura, agradeceu a presença e o empenho de todos que ajudaram na realização do evento e salientou a importância de a universidade buscar novas pontes entre diferentes conhecimentos. “Trabalhar com interdisciplinaridade não é só uma abordagem teórica, é saber escutar e aprender. É considerar que o conhecimento do outro é importante e deve ser aprendido. Que, mesmo que não concorde com sua abordagem, deve ser respeitado. A interdisciplinaridade é construída. É um lugar onde o reducionismo não tem espaço e nenhuma especialidade é suficiente”, afirmou. 

O pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Jamil Assreuy Filho, representou a reitora Roselane Neckel na mesa de abertura e falou sobre interdisciplinaridade e transversalidade no conhecimento. “O papel que as universidades tiveram, têm e sempre terão para o futuro do país é fundamental. No mundo de hoje, não há mais como a gente ficar na ‘caixinha disciplinar’”, ponderou. “Certamente, sairemos daqui com um olhar diferente sobre a internacionalização da interdisciplinaridade nas nossas instituições”, disse o presidente do Foprop, Isac Almeida de Medeiros, após elogiar o conteúdo da programação dos eventos. O presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni, o coordenador da Jornada de Coprodução Digital, Roberto Carlos dos Santos Pacheco, o coordenador do Foprop Sul, Edilson Sérgio Silveira, também participaram da mesa de abertura. 

O evento, organizado pela UFSC, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Foprop, conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e da Financiadora de Projetos (Finep Inovação e Pesquisa). Mesas redondas, cursos e oficinas, apresentações de vídeos, reuniões e uma gincana com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação fizeram parte da programação. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

GALERIA DE IMAGENS