Paulo Brofman ministra palestra em evento que debate inovação e saúde com pesquisadores internacionais 14/07/2016 - 12:50

Profissionais de diversos países estão em Curitiba, entre hoje (14) e amanhã (15) para debater problemas da saúde brasileira e relatar suas experiências durante os seminários sobre health innovation, do hiPUC Bootcamp – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Na manhã desta quinta-feira (14), foi realizada a abertura do evento no auditório da Biblioteca da PUCPR e as pessoas também puderam contar com uma palestra ministrada pelo presidente da Fundação Araucária (FA), Paulo Brofman, que abordou a questão do apoio que a FA disponibiliza à Inovação no Paraná.

“A universidade é um ator fundamental para o processo de inovação, mas este processo não pode parar no acadêmico, deve acontecer a tríplice hélice, ou seja, o trabalho conjunto da academia, governo e setor produtivo. Portanto, é muito gratificante promover eventos como este”, destacou o Reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski. 

Os especialistas vieram à Universidade para o encerramento do hiPUC Bootcamp, programa de health innovation que reuniu médicos, engenheiros, profissionais da saúde, profissionais de TI e administradores que desejam empreender na área. O encontro é também direcionado às empresas da área de medicina e tecnologia, investidores, governo, experts em propriedade intelectual e patentes, cientistas e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Nele, além dos painéis dos palestrantes, as equipes do hiPUC Bootcamp apresentarão os trabalhos resultantes de duas semanas de atividades intensas e serão avaliados por jures, composto de autoridades nacionais e internacionais que escolherão o melhor projeto. 

Entre os presentes nestes dois dias de seminários estão: Partha Ray, diretor global de inovação cirúrgica na Johnson & Johnson; Fabio Gandour, cientista chefe da IBM Brasil; Bodo Wiegand, membro da Iniciativa Global de Startup da Philips, Ravi Pamnani, diretor de marketing e cuidados médicos da Transcend Medical e Robson Capasso, professor assistente e pesquisador da Universidade de Stanford. 

“Estou impressionado positivamente com o empenho e dedicação que todos os alunos que participaram deste programa comprovaram ter. Desta forma, passamos a ter cada vez mais a certeza de que devemos investir na inovação de processos e na amplitude do conhecimento deste público”, afirmou o professor assistente e pesquisador da Universidade de Stanford, Robson Capasso. 

Investimento em inovação no Estado do Paraná 

Na palestra ministrada pelo presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, foi destacada a importância e atenção que o Governo do Paraná disponibiliza ao investimento em ciência, tecnologia e inovação do Estado. 

“Inovar é uma estratégia de sobrevivência, ou seja, fundamental para qualquer processo de evolução de uma sociedade. O Brasil está muito bem colocado quando nos referimos à produção de artigos científicos, estamos na 13ª posição. E com relação ao índice “H”, que engloba também o número de referências citadas do País estamos em 22º lugar. Estes dados comprovam que temos total capacidade de construir conhecimentos e de aplicarmos cada vez mais a inovação em processos tecnológicos nas mais variadas áreas. O conhecimento gera a inovação e o empreendedorismo, e a inovação e o empreendedorismo geram a riqueza de um País”, constatou Paulo Brofman. 

O presidente da FA finalizou a palestra apresentando dados gerais da instituição. O evento hiPUC Bootcamp conta também com o apoio da Fundação Araucária, dentre seus patrocinadores. 

Lunch and Learn 

Além dos seminários em health innovation, o hiPUC Bootcamp realizou entre os dias 04 e 13 de julho, o Lunch and Learn. Durante o almoço promovido pela PUCPR, os participantes assistiram empresários de sucesso, CEO’s de empresas e vice-presidentes sobre o que é preciso para transformar uma ideia em produto real ou organização, seguido por uma discussão interativa e animada com o público. 

Entre os participantes, estavam Wolney Betiol, Co-Fundador e Presidente da Bematech; Fred Aslan, CEO da Advance Medical; Hanson Gifford, CEO do The Foundry; Dr. Rajiv Doshi, professor associado e consultor do programa de Biodesign-India da Universidade de Stanford; Michael Ackermann, egresso do programa de Biodesign da Universidade de Stanford; Mauricio Oliveira Carneiro, executivo do Verily Life Science; Anurag Mairal, vice-presidente executivo da Orbees Medical e Diretor da Iniciativa Global do Biodesign; Ilana Fogelman, co-fundadora e diretora de Regulamentação da C2N Diagnostics; e Eliseu de Oliveira, Diretor Executivo da Brazilian Expert Network.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FA e da PUCPR.

GALERIA DE IMAGENS