Paulo Brofman recebe o Prêmio E. J. Zerbini - Personalidade do ano 30/03/2015 - 17:50

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman recebeu o Prêmio E. J. Zerbini - Personalidade do ano, nos últimos dias, no 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Esse prêmio é destinado a grandes personalidades do ano, que se destacam na área de cirurgia cardiovascular e também pelo conjunto da obra em benefício dessa especialidade. É organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

Grandes cirurgiões cardiovasculares como: Noedir Antônio Groppo Stolf e Domingo Braile também já receberam o Prêmio Euryclides de Jesus Zerbini de Cardiologia. “Fico muito orgulhoso de ter sido escolhido para receber esse prêmio, é uma forma de reconhecimento de meu trabalho e pesquisas realizadas na área da cirurgia cardiovascular”, destacou Paulo Brofman. 

Euryclides de Jesus Zerbini nasceu em Guaratinguetá, estado de São Paulo, no dia 10 de maio de 1912. Cresceu numa família de cinco filhos e o pai italiano, naturalizado brasileiro, professor de curso primário, foi o responsável pela decisão de Zerbini cursar Medicina. Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), adquiriu excelente reputação e, em 1933, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, conheceu o famoso cirurgião Alípio Corrêa Netto, o qual se tornou seu mentor e inspirador de toda a sua carreira. Graduou -se em medicina em 1935 e se especializou em cirurgia geral. A intervenção cardíaca era ainda algo raro na Medicina e o coração era o tabu dos cirurgiões. 

Foi na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo onde Zerbini realizou sua primeira cirurgia cardíaca, em um paciente de seis anos de idade, em estado de choque, em tamponamento cardíaco após traumatismo torácico. Dois grandes legados deixados por Zerbini foram a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e o Instituto do Coração de São Paulo (INCOR).

GALERIA DE IMAGENS