Peiex – Curitiba organiza rodada de negócios com empresários paranaenses 14/02/2014 - 17:00


Com o objetivo de promover a troca de ideias e informações e uma rodada de discussões com empresas de alto potencial para a exportação, o Peiex – Curitiba organizou o “2º Café Palestra com Rodada de Negócios”, entre os dias 13 e 14 de fevereiro. No primeiro dia, foram realizadas palestras na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o tema: Internacionalização: Problema ou Solução? As palestras foram ministradas pelo pesquisador de negócios internacionais da Universidade Federal do Paraná - Luciano Minghini e pela Consultora e instrutora credenciada pelo Sebrae/PR - Ana Flávia Pigozzo.

Na sexta-feira (14), foi realizada uma rodada de negócios com o Peiex e os parceiros Correios e Sebrae, no Campus da Indústria. “O evento foi organizado de uma forma que as pessoas pudessem ter acesso à informação para logo depois esclarecerem as eventuais dúvidas com os próprios palestrantes”, destacou a coordenadora do Peiex – Curitiba, Luciana Andreguetto.

O Peiex é um projeto da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) desenvolvido em nível nacional, que no Paraná, tem como parceira a Fundação Araucária. “Todo projeto que garanta um retorno social e econômico para o estado e para o país, tem o nosso apoio”, disse o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária e também coordenador estadual do Peiex, José Carlos Gehr.

A técnica-extensionista do Peiex – Curitiba, Maria Aparecida Santos, já teve um feedback positivo com relação à rodada de negócios. “Os empresários estão conseguindo encontrar o caminho para objetivos que antes estavam no aguardo de alguma solução ou alternativa para serem aplicados”, comentou Maria.

O Sebrae que é um dos parceiros no trabalho desenvolvido pelo Peiex destaca a importância da realização das ações em conjunto. "A articulação e evolução que conseguimos obter por meio das parcerias possuem um desempenho maior, que ao invés disso, tivéssemos trabalhando de forma individualizada”, afirmou o  coordenador de soluções de acesso ao mercado do Sebrae, Marcos Junitsi Uda.

Abrir novos horizontes e gerar novas perspectivas comerciais são alguns dos resultados perceptíveis pelo diretor da Phoods – alimentos funcionais para ajuda humanitária, Gustavo Hauer. “Com as dicas e informações disponibilizadas pelo Peiex desde agosto do ano passado, aprendemos a não pensar apenas nos avanços administrativos, mas sim nos avanços que todos os setores da empresa podem alcançar”, comentou Gustavo.

Os Correios também esteve presente na rodada de negócios e salientou a capacidade do Peiex identificar e filtrar as empresas que realmente possuem um alto potencial de exportação. “Com isso identificado, o nosso trabalho torna-se mais eficaz e pontual”, informou a representante dos Correios, Daviane Chegoski.













GALERIA DE IMAGENS