Planejamento de 2016/2017 da FA é apresentado para o Conselho Superior da instituição 26/04/2016 - 13:00

Com o objetivo de apresentar a prestação de contas financeiras de 2015 e o planejamento de 2016/2017 foi realizada nesta segunda-feira (25), a 21ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da Fundação Araucária (FA), nas dependências da instituição. Na reunião foram detalhados os mais de R$78 milhões que foram investidos em 2015, no avanço da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do estado do Paraná.

“Gosto sempre de reforçar que apesar da crise em que estamos vivendo, temos conseguido honrar nossos compromissos e investir em áreas extremamente importantes como a ciência, tecnologia e inovação do estado”, afirmou o presidente do Conselho e secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. 

Em 2016, a Fundação Araucária recebeu a autorização do governador Beto Richa para o lançamento de seis novas chamadas públicas: de pesquisa para o Sistema Único de Saúde/PPSUS; de apoio a núcleos de excelência; de apoio à organização de eventos das associações ou sociedades técnico-científicas e institutos de pesquisa, de pesquisa em Zika Vírus, Chikungunya e Dengue no Estado do Paraná, de pesquisa básica e aplicada para todas as áreas do conhecimento e também a assinatura da chamada pública referente às bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão. Serão investidos mais de R$19 milhões, tendo uma estimativa do financiamento de mais de 300 bolsas e de mais de 400 projetos.

 “Dentre estes seis editais, três (PPSUS/Pronex e apoio à organização de eventos) já foram lançados e os pesquisadores já podem submeter seus projetos ou propostas. Incentivar e valorizar o trabalho de nossos pesquisadores é um de nossos principais objetivos”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. Na reunião, o representante dos funcionários da FA no Conselho Superior, Júlio Vinícius Guerra Nagem foi empossado. 

Na ocasião também foi entregue uma placa em homenagem à ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também ex- integrante do Conselho Superior da FA, Professora Nádina Aparecida Moreno, com relação aos anos dedicados ao avanço da ciência e tecnologia do Paraná. “Fico muito emocionada pelo carinho de todos e também orgulhosa por ter contribuído para a conscientização das pessoas quanto à importância da CT&I do nosso estado”, disse Nádina. Hoje ela é diretora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina.

GALERIA DE IMAGENS