Presidente da Fundação Araucária
participa do Foprop-Sul
06/07/2012 - 11:40

PJC

O presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Roberto Brofman, participou nesta sexta-feira (06/07) do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (FOPROP SUL), em que foram discutidas estratégias nacionais de ciência, tecnologia e inovação. Na mesa de debates estavam presentes o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG, José Policarpo Gonçalves de Abreu, o diretor de inovação, Filipe Casapo e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Félix.

Os trabalhos da manhã começaram com a reunião dos Fóruns de Pró-Reitores Estaduais, que teve a participação de um pró-reitor de cada instituição; e a convite do presidente da Fundação Araucária, a reunião contou com a presença de uma representante do setor de serviço de Prêmios do CNPq, Rita de Cássia da Silva, para a divulgação do XXVI Prêmio Jovem Cientista.

Na solenidade de abertura do evento na quinta-feira (05/07), esteve presente a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Sueli Rufini, representando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com o tema "Estratégias Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação" e reuniu representantes de cerca de 50 universidades da região Sul.

Prêmio Jovem Cientista

Há 30 anos, o Prêmio Jovem Cientista, é realizado com o objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que buscam alternativas para os problemas brasileiros. Desde então, o prêmio conta com 26 edições em que são abordados os mais diversos temas.

Alinhado com as novas prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica e considerando que os megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas, que serão realizadas no Brasil. Em 2012, o Prêmio Jovem Cientista comtemplará os melhores projetos de pesquisa em “Inovação Tecnológica nos Esportes”.

As incrições terminam no dia 31 de agosto e poderão se inscrever graduados, estudantes do ensino médio e superior. O prêmio para o primeiro lugar da categoria ensino médio será um laptop, para a categoria estudante do ensino superior será R$ 15 mil e para a categoria graduado será R$ 30 mil. Além disso, o ganhador receberá uma bolsa pesquisador do CNPq e incentivo para implementação da pesquisa vencedora. Também serão premiados a categoria Mérito Institucional, destinados as instituições de ensino superior e médio e a categoria Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor.

As propostas deverão obrigatoriamente se enquadrar em um das 15 linhas de pesquisa estipuladas pelo concurso, que vão desde de “Educação e Cidadania nos Esportes” até a “Aplicação de Tecnologias têxteis com a geração de 'tecidos inteligentes' aplicado aos esportes”. Outras informações no site http://www.jovemcientista.cnpq.br.

Jornalista Resp.: Mariana Figueiredo
mariana_figueiredo@fundacaoaraucaria.org.br