Presidente da Fundação Araucária participa do Fórum Nacional do Confap 13/03/2013 - 09:30

 

Nos dias 07 e 08 de março, o presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman e a Diretora Científica Drª. Janesca Alban Roman, estiveram presente no Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Salvador /BA.

 

Na oportunidade, Dr. Paulo Brofman, assinou o Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Araucária, a Fundação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a Fundação do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Fundação do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundec).

 

O objetivo do acordo é viabilizar o intercâmbio de informações, de técnicos, pesquisadores e infraestrutura disponível das respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) da região Cone Sul, a fim de apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, por meio de estudos, pesquisas, eventos, para troca de experiências e nivelamento das questões relativas às áreas de interesse comum.

 

Também estiveram presente no Fórum Nacional, o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral; o representantes da Finep Rodrigo Rodrigues e o represetante da Capes, Márcio de Castro; que defenderam a importância da articulação entre estados e suas fundações de pesquisas e as agências de fomento. Rodrigues, citou o programa Tecnova, no qual a Fundação Araucária obteve aprovação da sua proposta, e que está transformando a estrutura e capacidade de investimento.

 

A abertura oficial foi realizada pelo presidente do Confap, Prof° Mário Neto Borges, que fez uma avaliação positiva em relação a reunião realizada no dia 06 de fevereiro de 2013, com a presidenta Dilma Roussef, em que foi anunciado a consolidação e apoio ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

“Congregar as 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, em suas diferentes realidades, e as agências federais é um trabalho fundamental para o desenvolvimento do país. O Brasil não deve ser apenas uma potência econômica, mas também uma potência científica, cultural e social; somente com investimentos em CT&I isso será possível”, afirma o presidente do Confap.

 

No encontro foi anunciado mais investimentos para a ciência, tecnologia e inovação e a importante articulação entre as agências nacionais como CNPq, Capes, Finep e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, o que foi o tema da abertura oficial do Fórum Nacional de CT&I do Confap, sob coordenação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

 

GALERIA DE IMAGENS