Profissionais que trabalham com Segurança Alimentar e Nutricional são capacitados 19/08/2016 - 14:00

Com o objetivo de capacitar profissionais que trabalham com segurança alimentar e nutricional, a Universidade Estadual Paulista – Unesp de Botucatu está oferecendo um curso a distância. O curso tem a duração de um ano e meio e o início das atividades no estado do Paraná aconteceu nas dependências da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. A representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e também assessora da diretoria científica da Fundação Araucária, Priscila Tsupal, também participará do curso.

O curso gratuito de Especialização em “Segurança Alimentar e Nutricional” busca oferecer subsídios teórico-metodológicos a profissionais de nível superior para que se especializem na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), tornando-se aptos a atuar em equipes intersetoriais e conselhos de SAN estruturando e orientando atividades junto à gestão municipal e as comunidades.

Os conteúdos das aulas, ministradas por professores da Unesp, UFPR e Unila, terão carga horária correspondente a oito horas semanais. Serão realizados três encontros presenciais. O aluno desenvolverá trabalho de conclusão de curso envolvendo a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O curso de especialização é oferecido no âmbito do convênio entre Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e Unesp, com o apoio dos Conselhos e Câmaras de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo e Paraná e as respectivas Secretarias de Agricultura estaduais, à profissionais de nível superior, necessariamente, indicados pela Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CRSAN) dos Conselhos Estaduais de SAN, em São Paulo e Paraná. Simultaneamente, o curso ainda será oferecido no Equador em parceria com a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL).

Apoio

UNASUL, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)/Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo, Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná, CONSEA SP e PR e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fonte: Rede SANS.