Programação intensa marca o fórum conjunto CONSECTI-CONFAP 09/12/2014 - 16:30

Na última quinta-feira (04), o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) iniciaram o último fórum conjunto do ano, no Il Campanario Villagio Resort, em Florianópolis. O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman também participou do fórum. 

O evento foi aberto com uma solenidade que reuniu autoridades como Alvaro Toubes Prata, ministro interino de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e representantes das agências federais: Manoel Santana Cardoso, assessor de Planejamento e Consolidação da Informação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Glaucius Oliva, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Fernando de Nielander Ribeiro, diretor de inovação da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Foi realizada, à tarde, uma avaliação da nova legislação para CTI em trâmite no Congresso Nacional, do Deputado Federal Sibá Machado, que apoia o novo marco legal de CTI, e do presidente do CONFAP, Sergio Luiz Gargioni, que também preside a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). 

Carlos Eduardo de Brito, Especialista em Regulação da Superintendência de Pesquisa e desenvolvimento e Eficiência Energética, fez uma análise das possibilidades de parcerias entre CONFAP e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ambas as instituições desejam juntar esforços para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no segmento de Energia Elétrica.

O evento também contou com a palestra do representante da Embraer que falou sobre P&D na empresa, o Engenheiro Mecânico Luciano José Pedrote dos Santos. Ele lidera a área de Estratégia e Prospecção Tecnológica da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer. Com mais de 20 anos de experiência na Indústria Aeronáutica, ele já desenvolveu e coordenou diversos projetos de pesquisa/inovação tecnológica da Embraer em parceria com pequenas e médias empresas, universidades e institutos de pesquisas – nacionais e internacionais. Algumas Fundações de Amparo à Pesquisa já mantêm parcerias com a Embraer, e o objetivo da representação da empresa no fórum conjunto CONSECTI-CONFAP é intensificar a cooperação com ambos os Conselhos.

 Nesta sexta-feira (05), aconteceu a votação do novo estatuto do CONFAP; Mesa redonda com as agências federais– Avaliação das ações em parceria e projeções para 2015; Videoconferência para conclusão de análises do Fundo Newton; Ações Internacionais: Piero Venturi – Horizon 2020;Gilvan Marcelino – B BICE +; Samantha Riches - Fundo Newton – proposta para áreas econômica e social (Programa ESRC);Sarah O´Sullivan, Diretora colaboração internacional, Chefe do escritório da Irlanda no Brasil; Proposta Irlanda. 

 Fonte: Assessoria de Comunicação do Confap.

GALERIA DE IMAGENS