Propostas apresentadas ao Fundo Newton são avaliadas 09/12/2014 - 15:20

Foram abertos no início dessa semana, em Florianópolis, os trabalhos de avaliação das propostas submetidas à primeira chamada pública do Fundo Newton, lançadas pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e pelo Conselho de Pesquisa Britânico (RCUK). O grupo de avaliadores é formado por 10 pesquisadores renomados, de diferentes áreas.

No total foram inscritas 336 propostas, que posteriormente passaram por uma triagem, resultando numa lista de 111 projetos selecionados. Na terça-feira (2), os conselheiros brasileiros e britânicos discutiram e unificaram, por meio de videoconferência, as notas dadas para cada um dos projetos, obtendo uma classificação geral. Na quarta-feira (3), os presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), incluindo a Fundação Araucária – representada pelo seu presidente – Paulo Brofman, decidiram quais projetos serão apoiados financeiramente, conforme a disponibilidade de recursos de cada FAP. 

O limite de cada projeto é de 100 mil libras, o equivalente a cerca de 400 mil reais. O Programa conta com um orçamento total de três milhões de libras. Conforme o diretor de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação da Fapesc, Mario Angelo Vidor, uma das exigências de participação no Programa é que o projeto seja desenvolvido conjuntamente entre um pesquisador brasileiro e um britânico. “Além de desenvolver a pesquisa, é preciso formar grupos de trabalho, pois a exigência do projeto é que tenha essa parceria Brasil – Inglaterra, então, tem que ter um proponente aqui e um lá, formando uma rede de pesquisa e trabalho”. 

Para que seja possível receber os recursos e desenvolver a pesquisa, um Termo deve ser firmado entre a Instituição proponente, na qual o pesquisador está vinculado, e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina. O Programa considera cinco áreas como prioritárias: saúde, mobilidade, energia, biodiversidade e economia. 


 Fonte: Assessoria de Comunicação do Confap.























GALERIA DE IMAGENS