Renovação da parceria entre o CONFAP e a Fundação Bill & Melinda Gates foi um dos assuntos discutidos na reunião anual de “Grandes Desafios” 04/11/2016 - 13:10

O presidente da Fundação Araucária (FA), Paulo Brofman representou o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) na reunião anual “Grandes Desafios”, que foi realizada em Londres, Inglaterra, nos últimos dias. Um dos assuntos discutidos nesta reunião foi a renovação da parceria entre o CONFAP e a Fundação Bill & Melinda Gates que deve acontecer no início do mês de dezembro, esta parceria existe desde 2011.

A reunião anual de Grandes Desafios visa criar um impulso para a saúde global e inovação com o intuito da promoção do desenvolvimento, colaboração científica e fomento entre os grupos e pesquisadores internacionais. A cooperação de pesquisadores de toda parte do mundo, que podem ser profissionais diferentes, mas que atuam na mesma área também é um dos principais objetivos deste evento. Eles puderam participar de sessões plenárias de 12 eixos diferentes.

A reunião deste ano foi co-organizada pela Comissão Europeia, o Grand Challenges Canada; pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), pela  Wellcome Trust,  e pela Fundação Bill & Melinda Gates. Foi composta por eixos científicos e uma série de sessões plenárias complementares e debates paralelos estratégicos.

Vinte pesquisadores brasileiros financiados pelas duas chamadas (a PPB que é relacionada aos cuidados do recém-nascido e a ACT que é referente aos cuidados com o desenvolvimento do bebê), ambas do Grand Challengers Brasil, estiveram em Londres para participar da reunião.

Cinco pesquisadores apresentaram cartazes: três deles, Silvia Saldiva, José Simon e Tânia Ortiga mostraram os resultados preliminares de seus projetos de PPB, dois outros bolsistas, Maurício Barreto e Ina santos apresentaram sobre a metodologia de estudos que eles estão começando a aplicar.

Além disso, uma palestra sobre Crescimento Saudável e Desenvolvimento foi ministrada pelos pesquisadores também da chamada PPB, Renato Procianoy e Jussara Mayrink. A bolsista deste mesmo edital, Carla Leal, apresentou a situação epidemiológica da microcefalia em Pernambuco à mesa-redonda referente aos estudos do Zika Vírus, organizada por Claude Pirmez e Wendy Taylor.

Na reunião foi decidido também que todo e qualquer pesquisador que faça parte das ações ligadas à Fundação Bill & Melinda Gates, terá todas as despesas pagas com relação ao acesso aos trabalhos científicos publicados na Plataforma Chronos.

“É um evento extremamente ativo, com sessões de apresentação de projetos do mundo inteiro. Podemos afirmar que a cooperação internacional se faz muito presente em todas as reuniões, sessões plenárias, encontros e reuniões em geral. E isto faz com que possamos evoluir cada vez mais em aspectos científicos, tecnológicos e de inovação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Fonte e Fotos: Fundação Bill & Melinda Gates.