Secretário discute possibilidade de acordo com Universidade do Arizona 08/11/2016 - 17:10

O secretário, João Carlos Gomes, recebeu nesta segunda-feira (7) o vice-presidente para Iniciativas Globais da Universidade de Arizona, Mike Proctor, para uma reunião sobre possíveis parcerias na implementação de projetos internacionais com as universidades estaduais, por meio da Fundação Araucária. Entre as áreas de interesse da universidade americana, situada na cidade de Tucson, estão água, agricultura e saúde coletiva.

Durante o encontro, o secretário fez uma breve apresentação do Sistema Estadual de Ensino e enfatizou o interesse em desenvolver projetos em parceria com a Universidade do Arizona. “O Paraná tem um grande potencial e vem avançando no processo de internacionalização de suas universidades. Cabe a nós, que representamos o Governo, criarmos condições para ampliarmos cada vez mais os projetos de mobilidade internacional.”

A visita do professor Mike Proctor é resultado do contato feito quando coordenadores dos Escritórios de Relações Internacionais das universidades estaduais participaram, em junho deste ano, da Conferência Anual da Associação de Educadores Internacionais (NAFSA), em Denver, Colorado, nos EUA.

O representante da Universidade do Arizona apresentou os trabalhos já desenvolvidos no campo da pesquisa com outros estados do Brasil e reforçou o interesse em estreitar relações com o Paraná. “Por estarmos próximos da fronteira com o México, temos muita influência da América Latina e observamos muitas semelhanças com o Paraná. Conhecemos a capacidade dos pesquisadores deste estado e gostaríamos de desenvolver projetos em conjunto que sejam de interesse comum”, afirmou Mike Proctor que atua na implementação de programas internacionais na instituição.

Também participaram do encontro o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Evandro Razzoto, o diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, que explicou os modelos de acordos existentes atualmente com outros países, e os representantes dos Escritórios Internacionais das universidades estaduais.

Seminário de Internacionalização – Durante da tarde desta segunda-feira(7), acontece na Seti, o V Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná (SIIES). Reitores, assessores de relações internacionais, dirigentes ligados às áreas de ensino, pesquisa e extensão discutem o tema “Internacionalização na gestão universitária”.

Neste ano, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é a responsável pela organização do evento por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI). A abertura está marcada para 13h30 com a conferência do professor Mike Proctor, vice-presidente para Iniciativas Globais da Universidade de Arizona.

A coordenadora do seminário e diretora de Relações Internacionais da Unespar, professora Gisele Onuki, destaca que o tema será fundamental para o debate e reflexão entre os participantes sobre os desafios das universidades para tornar efetivas as ações que promovem as relações entre as instituições e os países do exterior.

A programação do SIIES também contempla a realização de workshops e minicursos voltados às assessorias de Relações Internacionais, aos próprios gestores, bem como conferência com a professora Luciane Stallivieri, do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento é uma iniciativa das Assessorias e Escritórios de Relações Internacionais das universidades que integram o sistema estadual de Ensino Superior do Paraná – UEM, UEL, UEPG, Unioeste, Unicentro e UENP. Mais informações estão disponíveis em www.eventick.com.br/v-siies.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SETI.