Seleção e classificação do mérito das 135 propostas aprovadas na primeira fase da chamada pública do Programa Tecnova são realizadas 30/04/2014 - 15:10

A seleção e classificação das 135 propostas aprovadas na primeira fase da chamada pública do Programa Tecnova, foram iniciadas nesta segunda-feira (28) e serão finalizadas nesta quarta-feira (30).  A avaliação está sendo realizada por docentes/pesquisadores das Universidades Estaduais (UEL, UEM e UNIOESTE),da Universidade Federal do Paraná, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Universidade Tecnológica do Paraná, do Instituto Tecpar, do Instituto Federal do Paraná, do IAPAR, da Sanepar e profissionais do Sistema Fiep.

A avaliação do mérito considera os seguintes indicadores: conformidade ao objetivo, estágio de desenvolvimento da inovação (produto e/ou processo), grau de inovação para o mercado local, regional, nacional ou mundial e o risco tecnológico, capacitação técnica da equipe executora, adequação da metodologia, da infraestrutura, do orçamento do projeto e do cronograma físico do projeto.

As 135 propostas estão distribuídas da seguinte forma: uma de Petróleo, gás, seis de Energia alternativa; 52 de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); 12 de Ciências Biológicas e Biotecnologia; 19 de Ciências e Tecnologias Ambientais;  18 de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agronegócio;  sete de Mobilidade e 20 de Metalmecânica.

As propostas aprovadas no mérito serão classificadas: em ordem decrescente de pontuação, até o limite dos recursos alocados para o respectivo tema. Para desempate será considerada, em ordem de importância, a classificação na avaliação de mérito dos indicadores de desenvolvimento da inovação (produto e/ou processo) e grau de inovação para o mercado local, regional, nacional ou mundial e o risco tecnológico. O próxima fase será a de análise técnica, jurídica e financeira conclusiva.

O montante de recursos para as empresas paranaenses é de R$ 22,5 milhões, para apoio a projetos de inovação de R$ 180 mil a R$ 600 mil. Do total de recursos, R$ 15 milhões da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e R$ 7,5 milhões da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

“A iniciativa tem como foco estimular e promover a inovação tecnológica em microempresas e empresas de pequeno porte no estado. Surgiu da união de esforços para promover e incentivar a inovação tecnológica em áreas estratégicas, por meio de mecanismos de cooperação entre o setor público, privado e as instituições de pesquisa e desenvolvimento”, destacou o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr. O resultado final da chamada, envolvendo avaliação e viabilidade dos projetos, será divulgado ainda no mês de maio.