Seminário de Avaliação e Acompanhamento Parcial do edital 2012/2013 e Final do edital de 2011 é realizado pela FA/MS e SESA

27/11/2015 - 19:10

Com o objetivo de avaliar, monitorar e acompanhar o andamento dos projetos selecionados nos editais de 2011/2012 e 2013 do PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde) foi realizado na última semana, pela Fundação Araucária em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, o Seminário de Avaliação e Acompanhamento Parcial do edital 2012/2013 e Final do edital de 2011. 

O PPSUS tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, associações ou sociedades técnico-científicas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos e de utilidade pública, mediante a seleção de propostas para apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Paraná, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde. 

“Parabenizo a todos pela iniciativa em desenvolver projetos em uma área extremamente carente como é a saúde, e aproveito a oportunidade em dizer, que a Fundação Araucária está sempre de portas abertas para tentar buscar soluções que auxiliem vocês pesquisadores e consequentemente a população como um todo”, afirmou o diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos. 

A coordenadora nacional do Programa PPSUS, Erica Ell, também esteve presente no Seminário e destacou a importância da realização dos seminários de avaliação e acompanhamento dos projetos voltados à saúde. “É uma forma de identificarmos se realmente a demanda e realidade locais estão sejam atendidas”. 

O diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Márcio Almeida destacou o nível de conhecimento que todos pesquisadores envolvidos no PPSUS possuem. “ Temos pesquisadores com alto nível de conhecimento em suas respectivas áreas. O desenvolvimento e aplicação desses projetos na sociedade elaborados por esses profissionais torna-se fundamental”. 

Projetos 

O professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná, Geraldo Pischetti, está investigando o porquê do diabetes gestacional só ser identificada entre a vigésima quarta e vigésima oitava semanas de gestação. “Se conseguirmos identificar antes de período, podemos assegurar uma gravidez mais tranquila para as mulheres que sofrem da diabetes gestacional”. 

Identificar quem são e onde estão localizados os acumuladores de objetos e animais da cidade de Curitiba, esse é o objetivo do projeto desenvolvido pelo professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, Alexander Biondo. “Identificando onde estão e quem são essas pessoas, pode-se traçar o perfil de cada uma delas para o entendimento desse acúmulo tanto de objetos quanto de animais”.

Já a professora da Unifil – Centro Universitário Filadélfia – Londrina, Lázara Pereira Caramori estuda em sua pesquisa a questão da rotatividade e fixação dos profissionais que compõem as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em municípios da 17ª Regional de Saúde do Paraná. “A partir do momento que verificamos essa rotatividade, ela deve ser investigada para serem descobertas formas para que ela diminua, pois essa troca de ambientes de trabalho causam prejuízos para a população atendida e também para o profissional em questão. É um perfil sociodemográfico que deve ser elaborado".

GALERIA DE IMAGENS