Universidade Holandesa quer firmar parceria com a Fundação Araucária 15/07/2016 - 12:30

Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, estiveram nesta sexta-feira (15) na Fundação Araucária (FA) acompanhados do cônsul do Reino dos Países Baixos no Paraná e Santa Catarina, Robert de Ruijter, com o objetivo de firmar parcerias para desenvolver projetos de pesquisa entre universidades do Paraná e a universidade holandesa.

O presidente da FA, Paulo Brofman, ressaltou a importância da aproximação com a Universidade de Twente para o avanço do processo de internacionalização das universidades do Paraná. “Já temos inúmeros acordos de cooperação com universidades de países como Austrália e Alemanha, por exemplo, e a possibilidade de mais esta parceria é uma importante oportunidade para troca de conhecimento em diversas áreas e demonstra a valorização das nossas universidades também fora do Brasil”, disse.

A partir do encontro, duas possibilidades de acordo serão discutidas: enviar alunos de universidades do Paraná para estudarem por um período na universidade holandesa e desenvolver projetos de pesquisa conjuntos entre universidades paranaenses e de Twente.

Maya Van Den Berg, coordenadora de Cidades Inteligentes da Faculdade de Comportamental, Gestão e Ciências Sociais de Twente, destacou o interesse da instituição em organizar uma comitiva de pesquisadores para visitar a Fundação Araucária nos próximos meses.

Também participaram da reunião o diretor científico da FA, Nilceu Jacob Deitos, e os professores holandeses M. J. G. J. A. (Maciel) Boogers e Karst T. Geurs.