Workshop financiado pela FA - referente ao Programa Researcher Links – é realizado na UFPR

14/03/2016 - 11:00

A Fundação Araucária (FA) financiou o workshop referente à Reabilitação Neuropsicológica de Pessoas com Lesão Encefálica Adquirida: a perspectiva interdisciplinar para a criação de uma rede de pesquisa multicêntrica. O workshop aconteceu entre os dias 08 e 11 de março, nas dependências da Universidade Federal do Paraná. O curso foi promovido pela Universidade e coordenado pela professora e pesquisadora Ana Paula Almeida de Pereira.

O workshop é direcionado para pesquisadores da área, em início de carreira e devem ter terminado o doutorado há menos de dez anos. Os participantes terão também que ter fluência na língua inglesa. O público integrante do curso englobou 36 pesquisadores, sendo 19 britânicos. Os coordenadores e mentores que auxiliaram na organização dos trabalhos foram: Andrew Bateman (Oliver Zangwill Centre for Neuropsychological Rehabilitation) e Ana Paula Almeira de Pereira(UFPR- LABNEURO). Mentores: Claudia B. de Mello (UNIFESP), Rochele Paz Fonseca (PUC-RS), Helen Dawes (Brookes Oxford University) e Jessica Fish (Oliver Zangwill).


“Aproveito a oportunidade para parabenizar o trabalho da professora Ana Paula, desejar as boas-vindas aos pesquisadores aqui presentes e destacar que a parceria com o Fundo Newton vem resultando em avanços para a ciência, tecnologia e inovação paranaense ”, afirmou o diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos. O diretor científico da FA e a professora Ana Paula também fizeram uma visita ao gabinete do diretor do Setor de Ciências Humanas Eduardo Barra, local onde foi realizado o curso.

Este workshop faz parte do Programa Researcher Links, que tem como objetivo principal apoiar a realização de encontros coordenados por dois pesquisadores seniores, um do Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Brasil. Os workshops são em inglês, e tem a duração mínima de três dias e máxima de cinco dias. 

“É com muita satisfação que recebemos estes pesquisadores e que oferecemos o workshop em um mesmo intuito, o de trocar e agregar informações”, ressalta Ana Paula. 

O Programa Researcher Links é uma das ações integrantes do termo de cooperação assinado entre as Fundações de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPs), incluindo a Fundação Araucária (FA), e o Reino Unido (Fundo Newton). Em 2015, por exemplo, prevaleceram esforços da FA com relação à internacionalização. Dentre as 21 chamadas públicas lançadas, cinco são referentes à parceria com o Reino Unido. Em todos os editais, projetos de pesquisadores do Paraná foram aprovados e contarão com o fomento da FA.


GALERIA DE IMAGENS