A importância da tríplice hélice é reforçada no segundo Seminário Sistema Indústria, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT s) e Empresas 24/10/2014 - 12:00

Unir as ações do setor produtivo, governo e academia, esse foi um dos grandes objetivos do segundo Seminário Sistema Indústria, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT s) e Empresas, promovido pela Fundação Araucária, em parceria com o Sistema Fiep, nesta quinta-feira(23), no Campus da Indústria. 

“A chave do sucesso de qualquer trabalho resume-se na palavra “parceria”, e é a partir dessas parcerias que temos conseguido contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, da ciência, da tecnologia e da inovação, sementes do desenvolvimento social e econômico de uma nação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

Esta edição do Seminário apresentou as boas práticas, nacionais e internacionais, sobre valoração e transferência de tecnologia, além de informações atualizadas sobre o arcabouço nacional de ciência, tecnologia e inovação.Também foram ministrados mini cursos relacionados à pesquisa em bancos de patentes. “Já passou o tempo em que o Brasil era conhecido como o grande fornecedor de matéria-prima aos outros países, hoje continuamos a fornecer essa matéria-prima, mas a nossa tecnologia também passou a ser estudada e aplicada. Por isso, a importância de organizarmos eventos como esse, que auxiliam no desenvolvimento e discussão dessas práticas”, afirmou Marco Antonio Areias Secco - Diretor Senai PR. 

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, também esteve presente no evento. “O governo do Paraná está cumprindo o seu papel dentro dessa área: que é o de apoiar e investir em ações de inovação”, disse Gomes. 

O evento contou com a presença de lideranças, gerentes, pesquisadores e técnicos de instituições da tríplice hélice (governo, academia e indústrias). “Só tenho que elogiar essa iniciativa de reunir palestrantes renomados e de diferentes áreas. Nesse evento podemos discutir as propriedades intelectual e industrial”, ressaltou Manoel Santana Cardoso, assessor de planejamento e estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que também participou do “Painel de Arcabouço de C&T&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). 

 Rodrigo Martins - Diretor da Fiep e Coordenador do Conselho de Política Industrial, Inovação e Design, representou Edson Campagnolo, Presidente do Sistema Fiep no seminário. “Queremos abordar, principalmente, ações que façam com que a pesquisa seja realmente aplicada, que não fique apenas no papel. Dessa forma, a interligação da tríplice hélice é fundamental”, comentou Martins. O diretor administrativo e financeiro José Carlos Gehr e a diretora científica Janesca Alban Roman, da Fundação Araucária, também estiveram presentes no evento.

GALERIA DE IMAGENS